domingo, 16 de outubro de 2011

INDISCIPLINA ESCOLAR - COMO ESTÁ A ESCOLA HOJE?

VINTE PASSOS PARA COMBATER A INDISCIPLINA.

Ana Aragão - A confusão das regras no combate à indisciplina.

Video interessante que nos remete a refletir sobre nossas ações diante de situações inesperadas do cotidiano escolar.

INDISCIPLINA ESCOLAR - NADA DO QUE FOI SERÁ.

INDISCIPLINA: UMA QUESTÃO DO PONTO DE VISTA


No momento em que as escolas enfrentam todo tipo de problemas em relação à indisciplina dos alunos que ignoram a existência de regras e se recusam a aprender, temos que ter a consciência de que não podemos perder as esperanças e cruzar os braços.
Meu Projeto de Intervenção na Escola, do PDE (Programa de desenvolvimento Educacional) traz uma reflexão sobre as causas da indisciplina no cotidiano da escola. Apresenta como solução para o enfrentamento a problemática, um processo mais afetivo em uma ação coletiva.
Nesta etapa que se encontra a Implementação na Escola, que são as pesquisas e os grupos de estudos, toda contribuição é bem vinda.
Todas as atividades preparadas para serem aplicadas nos grupos de estudos e que algumas delas estarão disponíveis neste blog, estão voltadas, sem maiores pretensão, para auxiliar o professor no sentido de que eles possam compreender melhor como se dá o fenômeno da indisciplina, direcionando para possíveis soluções num clima mais afetuoso.
Alguns resultados da pesquisa que fiz com alunos e professores da escola que atuo como Pedagoga, vem concretizar esta aspiração. Na mesma questão apresentada a ambos quanto, “como definem o ato de indisciplina?” foi que, enquanto os professores consideram a indisciplina como um fenômeno anormal, os alunos consideram como sendo um fenômeno comum da adolescência. Em outra questão, quando pergunto, “qual o professor capaz de conseguir com que o aluno não seja indisciplinado?”, a resposta que prevalece é o professor que é amigo e compreensivo, entre as alternativas de o professor ser enérgico, autoritário, criativo e outras.
Por isso acredito que é tempo de sermos mais sensíveis para percebermos o porquê destas condutas que nossos alunos vêm tendo ou que sempre tiveram, mas que, com o olhar de que tudo pode ser perigoso, de que a escola é responsável por tudo que acontece e que as mudanças de valores tem se acentuado, o professor encontra-se inseguro e desamparado. Quando conseguirmos compreender as coisas para além de nós mesmos, quando tivermos uma melhor percepção do todo, tempo para compreender o outro, força para realizarmos o que queremos e a sensibilidade para intuir o que pode ser melhor para agirmos com segurança e compreendendo o motivo de tantas mudanças poderemos reverter tudo isto.
Nesse sentido é que deixo alguns slides que fiz resumindo minhas apresentações, vídeos que fiz e selecionei do You Tube para reflexão.
Antecipadamente agradecendo os comentários, as contribuições, críticas e sugestões.